sábado, 12 de julho de 2014

Uma nota sobre Heresia...

Heresia significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis. Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, é considerado um herege.
Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso.
E na Idade Média... O que poderia ser considerado uma heresia??
Foi pensando nesta pergunta que estaremos disponibilizando aqui duas fontes que contém conteúdo herético

"III Concílio de Latrão, 1179
“Embora a Igreja se satisfaça se satisfaça com um julgamento sacerdotal e não realize execuções sangrentas, ela deve recorrer às leis seculares e pedir ajuda aos príncipes para que o temor de um suplício temporal obrigue os homens a utilizar o remédio espiritual. Deste modo, como os heréticos, que alguns denominam cátaros, fizeram grandes progressos na Gasconha, em Albi, em Toulouse e em outras regiões, onde ensinam os seus erros e se esforçam em perverter os simples, nós os anatemizamos, bem como a seus protetores. Nós proibimos a todos de ter qualquer relação com eles. Se persistirem no pecado, não se fará nenhuma ação em seu favor e não se lhes dará sepultura entre os cristãos.”

Historia Albigensis, Pierre des Vaux Cerrnay, 1218
“Primeiramente deve ser dito que os hereges entendem que existem dois criadores, um das coisas invisíveis, a quem chamam de deus benévolo, e um das coisas visíveis, a quem chamam de deus malévolo. Atribuem o Novo Testamento ao deus benévolo, e o Antigo ao deus malévolo, e o rejeitam completamente. (...) Dizem também, em sua doutrina secreta, que o Cristo que nasceu na Belém visível e terrestre e foi crucificado em Jerusalém, foi um homem mal, e que Maria Madalena foi sua concubina. Isso porque o bom Cristo jamais comeu, ou bebeu, ou se aproximou da carne, muito menos esteve nesse mundo, exceto espiritualmente no corpo de Paulo. (...) Dizem também que quase toda a Igreja de Roma é composta por uma corja de ladrões, e que esta é a prostituta a qual Apocalipse se refere”.

E ai pessoal, o que acharam? conseguiram entender? deixem seus comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário